Páginas

terça-feira, 30 de março de 2010

Casa-Grande do Sítio da Pompéia













































































                Localizada no Sítio da Pompéia, mais precisamente no bairro da Atalaia representa um dos marcos históricos da cidade, pois nesta casa, realizou-se a segunda Conferencia do Centro Republicano de Pernambuco, a casa em estilo chalé, encontra-se em regular estado de conservaçao. A fachada principal tem uma porta central, ladeada por 04 janelas. O alpendre é em 'U' apoiado por canos de ferro, com guarda-corpos no mesmo material. O telhado em duas águas com lambrequins e mais em cima, adornos em alto relevo.

Autor:José Luis Minduca.
Livro:Escada Riqueza de Pernambuco

segunda-feira, 22 de março de 2010

Casa-Grande do Engenho Campestre.










                   Dista aproximadamente 9 k da cidade. Quase toda terra do engenho foi usada para o plantio da cana-de-açúcar. O que mais chama a atenção dos visitantes é a beleza e a conservaçao da casa-grande. Edificada no fim do século XIX, inicio do século XX, tem característica de chalé, feita em tijolos de alvenaria. Possui 02 lances de Escada, sendo que uma dá acesso ao jardim e é protegido por uma murada também em alvenaria. A casa possui alguns moveis do seu ano de criaçao como um baú, um piano e etc. O telhado em duas águas é independente do alpendre, sendo o que cobre a casa é mais alta. A casa possui adornos em seu frontão e uma cercadura ao seu redor. Do lado esquerdo do chalé, existe outra edificação de menor tamanho, porém com as mesmas características da casa principal. Completando a beleza arquitetõnica, gramas plantas ornamentais, fruteiras ao redor da casa, arrematam bucolismo do lugar. Conta-se que o piano existente na casa-grande sempre pela noite ouvem ele tocar sozinho por um espirito da falecida Dona. O que deixa o local ainda mais encantador.
Autor:José Luis Minduca.
Livro:Escada Riqueza de Pernambuco.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Casa-Grande do Engenho Limoeiro Velho.



















































































  







Barão de Escada










   Engenho Limoeiro Velho. Fica a aproximadamente 14km da séde do municipio.
A Casa-Grande, de grande valor histórico e cultural do municipio, pois a mesma pertenceu ao Barão da Escada. Foi construida no século XIX em estilo neogótico. Possui 2 pavimentos, sendo o térreo com alpendre em "L", com colunas de ferro, e quarda-corpos em alvenaria no andar superior, o telhado é coberto por uma platibanda e cornija. Os vãos, superiores e inferiores, sao cobertos em arcos ogivas com cercadura. Próxima da Casa-Grande foi constrída uma capela em estilo neoclássico, com trÊs naves e acima, um telhado continuo. Seu adro e murado, com portão de ferro seu estado de conservaçÂo é bom. Ao redor muitas gramíneas.
Autor:José Luis Minduca.
Livro:Escada Riqueza de Pernambuco.

Casa-Grande do Engenho Jundiá.

































































       A aproximadamente 15 km da séde do municipio vamos encontrar a casa-grande do engenho de maior valor artístico de Pernambuco, por ali ter residido o mundialmente famoso pintor Cícero Dias. A Casa-Grande impressiona pela sua grandeza e notabiliza-se pelo elemento raro na arquitetura, que é o patio interno, tendo 25 quartos 3 salas Grandes e varios banheiros. Construída na segunda metade do século XIX, em calçada alta, cujo acesso é feito por uma escadaria em semi-círculo. Até a escadaria, nota-se restos de pedras no jardim, formando um grande círculo que dava acesso a mesma. A edificaçao sofreu alteração em sua arquitetura original, Hoje em ruinas. A Casa-Grande está abandonada e seus jardins como curral para gados. A Capela, de estilo neoclássico, possui uma porta central arqueada, frontão com adornos e cornija. Na frente da Capela encontramos no meio de duas palmeiras Imperias as ruinas da base do cruzeiro da capela. Ao seu redor observamos outras contruções, que serve como moradia para os trabalhadores.

Autor:José Luis Minduca.




Livro:Escada Riqueza de Pernambuco.

terça-feira, 2 de março de 2010

Casa-Grande do Engenho Sapucaji











                        sítua-se à 1,2 km da sede do município, além dos acessos urbanos pelos bairros da Vila Operária e do Riacho do Navio. A Casa-Grande foi construída na segunda metade do século XIX, mais precisamente no ano de 1862 a Casa possui 15 quartos 10 banheiros duas salas grandes e uma capela do lado esquerdo onde foi realizada a cerimônia de casamento da filha do Dr. Luiz Dias Lins. A Casa-Grande representa um dos marcos da arquitetura rural de Pernambuco sendo um dos mais belos exemplares. Tem grande valor turístico princilpamente por ser mobiliada com móveis de sua década o que embeleza ainda mais o seu valor histórico. Em seu redor, há árvores de grande porte, gramínias e plantas ornamentais. O seu acesso é ladeado por palmeiras imperiais que valorizam a paisagem.

Autor:José Luis Minduca.
Livro:Escada Riqueza de Pernambuco.